Blog

Início, Blog , Atua acompanha tendências no FISL17

Atua acompanha tendências no FISL17

21/07/2016

- Categoria: Equipe, Eventos, Notícias

Na última semana, o diretor da Atua, Álvaro Nunes, os colaboradores do setor de Redes, Henrique Schemmer e Josué Bragagnolo, e de Desenvolvimento, Artur Nunes, acompanharam a 17ª Edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL). A constante participação da empresa em eventos como este tem diferentes motivações. Identificar tendências de mercado, aprofundar conhecimento e aprimorar técnicas desenvolvidas pela equipe estão entre as principais.

O FISL, que acontece anualmente em Porto Alegre, promove discussões e expõe o que há de mais novo em tecnologias livres. Nesta edição, quase quatro mil participantes acompanharam workshops e outras atividades, entre elas, minieventos nos quais 13 comunidades puderam abordar diferentes assuntos. Para o PGDay POA, promovido pela comunidade brasileira de PostgreSQL, Álvaro Nunes levou como tema o “Guia de otimização de consultas em PostgreSQL exemplificado com casos reais”.

As diferentes experiências adquiridas em momentos como este mantêm os serviços da Atua atualizados, acompanhando e implementando as tendências do mercado, assim como comenta Josué: “validamos o que já estamos utilizado (tecnologia, ferramentas, softwares), dando respaldo para continuarmos investindo cada vez mais tempo para melhorá-las”.

Exemplo disto é a utilização de containers como o Docker, muito discutido no FISL e que já faz parte do dia-a-dia da empresa. A plataforma permite adicionar e simplificar o uso dos linux containers (LXC) que são, basicamente, uma forma de isolamento de processo e sistemas semelhante à virtualização, porém mais leve e integrada ao host.

O Bacula, utilizado pela Atua em muitos clientes, também ganhou espaço no evento. A ferramenta de backup mais popular no Brasil segundo o Google Trends (superando até mesmo soluções pagas como Netbackup e Arcserve) foi tema central de uma palestra ministrada pelo consultor e instrutor da comunidade nacional de seus usuários.

“Além disso, acompanhamos discussões sobre outras tecnologias como a linguagem PHP 7, bootstrap, biblioteca de estilos e testes unitários que é assunto de estudo do setor atualmente”, completa Artur.

Quer receber nossas novidades por e-mail?