Notícias

Início , Notícias , Atua apresenta oficina no ERBD 2017 e aula inaugural no IFRS de Ibirubá

Atua apresenta oficina no ERBD 2017 e aula inaugural no IFRS de Ibirubá

07/04/2017

- Categoria: Equipe, Eventos, Notícias

O mês de abril começou movimentado para a Atua, com uma oficina na XIII Escola Regional de Banco de Dados e uma aula inaugural no IFRS de Ibirubá. Mesmo tratando de temas distintos, os participantes conheceram um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela Atua, assim como as ferramentas e processos utilizados.

Na oficina do ERBD o diretor da Atua Álvaro Melo e o analista de redes Josué Bragagnolo abordaram a distribuição de banco de dados em PostgreSQL, através da replicação e demonstrando métodos como Warm Standby, Hot Standby e Replication Slots, que para o professor da UPF Jaqson Dalbosco é um “conhecimento essencial para que trabalha com esse SGBD em seu dia a dia”. Para exemplificar, Álvaro citou a Atua que desde o início utiliza PostgreSQL na manutenção das bases de seus mais de 450 clientes.

Já o tema central da aula inaugural do curso de Ciência da Computação do IFRS de Ibirubá foi software livre. Na ocasião, Álvaro apresentou a definição desse movimento, desde seu início com Richard Stallman até seus principais aspectos e vantagens. Ferramentas como Puppet, Zimbra, Bacula e Samba 4, todas utilizadas pela Atua, também serviram como exemplo de soluções livres, corporativas, de alto nível no mercado.

Aproximando-se dos alunos, a ocasião também abriu espaço para o programador Cássio Eckstein que já foi aluno do IFRS em Ibirubá e pode dar seu depoimento sobre sua formação e atuação no mercado de trabalho. Sobre ter passado pelo curso Técnico em Informática no IFRS, Cássio afirma: “foi de grande importância tanto para a minha formação profissional e para eu entrar no mercado de trabalho, quanto para a minha aproximação com o software livre”.

Para o professor Jaqson, essa relação da Atua com as instituições de ensino, seja como patrocinadora ou palestrante, contribui para a realização de ações que aproximam a academia das empresas e do mercado de TI. “Além disso, muitos de nossos alunos e ex-alunos tem sido contratados pela empresa. Esperamos poder contar sempre com esta grande parceria”, completa.