Blog

Início, Blog , Averbação de cargas: 7 coisas que vão te ajudar nesse processo

Averbação de cargas: 7 coisas que vão te ajudar nesse processo

09/01/2018

- Categoria: Mais Frete, Mais Frota

Agora que você já sabe quais os seguros de responsabilidade do transportador rodoviário  e a importância da averbação no início da viagem, chegou a hora de conhecer algumas características que vão garantir a segurança de seu transporte de forma mais ágil.

Até porque, cá entre nós, seguir todas as exigências do setor pode ser mesmo bem burocrático. Mas é justamente por conhecermos seu cotidiano e sabermos a importância de manter a prudência e a integridade de sua transportadora que elencamos algumas características da averbação de carga realizada pelos sistemas Mais Frete e Mais Frota:

1 – Averbação automática 

Com os parâmetros ajustados para efetuar a averbação automática, o arquivo XML é automaticamente enviado às empresas de averbação imediatamente após a autorização do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) pela Sefaz.

 

2 – Averbação manual 

Os sistemas também permitem optar pela averbação manual, na qual é necessário acessar uma tela, conferir a listagem dos documentos já autorizados que precisam ser averbados e acionar a averbação com apenas um clique. Mesmo sendo chamada de averbação manual, ela realiza o comando de forma conjunta, sem ser necessário informar dados individualmente de cada documento.

 

3 – Averbação semiautomática

Caso prefira averbar manualmente, mas sem correr o risco de deixar documentos sem averbação, é só optar pela averbação semiautomática. Com ela, você pode realizar a averbação manualmente durante o dia e caso tenha esquecido ou, por algum motivo, não tenha conseguido realizar a averbação de todos os documentos, os próprios sistemas se encarregam de, pouco antes da meia-noite, conferir e averbar as pendências do dia.

 

4 – Integração com empresas de averbação 

Todo o processo de averbação só é possível nos sistemas Mais Frete e Mais Frota porque ambos são integrados às principais empresas que mediam esse processo, como a AT&M, Averbweb, ELT, Guep, Porto Seguro, por exemplo. Na prática, eles transmitem a essas empresas os dados dos documentos fiscais independentemente da forma de averbação escolhida, seja ela automática, manual ou semiautomática. Assim, você não precisa fazer planilhas, gerar arquivos de textos ou acessar os sites das seguradoras para informar novamente os dados. Tudo é feito de forma simples, transparente e segura, em uma só ferramenta.

 

5 – Bloqueio de impressão da DACTE se encontrado algum erro

 Mesmo que a averbação seja automática, os sistemas Mais Frete e Mais Frota impedem a impressão da versão impressa do documento fiscal quando é identificada alguma discordância. Isso pode acontecer quando a apólice de seguro de sua transportadora não consegue cobrir o valor total da mercadoria carregada, quando a apólice está vencida ou diante de qualquer outro tipo de erro. Como o documento impresso precisa acompanhar a carga, isso acontece justamente para que você possa entrar em contato com o seu corretor e fazer o ajustes necessários antes do início da viagem, evitando, assim, grandes prejuízos pela falta de cobertura.

 

6 – Controle de DDR (Dispensa do Direito de Regresso) 

Através do cadastro de clientes, os dois sistemas permitem informar com antecedência a existência de DDR no carregamento de determinados clientes. Informando uma única vez dados como o número de apólice e a seguradora responsável, o Mais Frete e o Mais Frota automaticamente identificam as DDRs toda a vez que documentos forem emitidos e averbados para esses clientes. Com isso, você fica livre das planilhas, de controles externos e, com certeza, garante a segurança de que não será cobrado indevidamente.

 

7 – Resumo de averbações enviado por e-mail

 Diariamente, o responsável pelo seguro da transportadora recebe por e-mail um relatório listando as averbações realizadas no dia anterior. Essa funcionalidade é fundamental para que medidas sejam tomadas antes que ocorra um sinistro, e não somente depois do ocorrido.

 

Viu como a averbação de cargas pode ser fácil e ao mesmo tempo segura? Não perca mais tempo e entre em contato com um de nossos consultores para conhecer melhor essas e muitas outras funcionalidades dos sistemas Mais Frete e Mais Frota.

Quer receber nossas novidades por e-mail?