Blog

Início, Blog , Atua utiliza Zabbix no monitoramento de infraestrutura da Água Mineral Sarandi

Atua utiliza Zabbix no monitoramento de infraestrutura da Água Mineral Sarandi

18/07/2017

- Categoria: Clientes, Notícias

Por se tratar de uma empresa com mais de 70 anos de história, a Água Mineral Sarandi sabe o real valor de unir tradição em qualidade com inovação para continuar expandindo. Prova disso é o recente investimento que fez na disponibilidade de seus serviços através de um projeto de monitoramento implementado pela Atua. Agora grande parte de sua infraestrutura é monitorada pelo Zabbix, solução livre de licenças que também acompanha o desempenho e aponta falhas em diferentes parâmetros, desde programas até máquinas e servidores.

De acordo com o coordenador de TI da Água Sarandi, Guilherme Balestro, a escolha do Zabbix surgiu para substituir as verificações manuais e os controles por planilhas realizados diariamente. “Possuíamos um processo totalmente reativo em que, normalmente, o usuário identificava o incidente antes da TI devido as diferenças de horários de início de jornada”, conta Guilherme. Para atender suas demandas, o Zabbix passou a monitorar SLAs, links, VMWare, servidores Windows, status dos serviços web, fila de e-mails, portas e tráfego de switches gerenciáveis e até mesmo a temperatura da sala em que fica seu Datacenter. Além disso, agora a Água Sarandi também possui cerca de 70 equipamentos monitorados via IP e o monitoramento de regras de negócio como fila de e-mails automáticos e processos no banco do BI, pontos específicos que impactam diretamente no trabalho da empresa.

A administração do Zabbix, assim como a exibição dos dados e relatórios, é realizada na web através de dashboards. Já seus alertas podem ser emitidos à equipe de TI via e-mail ou pelo aplicativo Telegram. Para Guilherme, além de eliminar processos manuais e possibilitar um trabalho pró-ativo, o Zabbix é de fácil utilização, possui integração com o sistema de service desk e ainda dispensa muitos recursos de hardware.

Quanto aos processos de negociação e implantação da Atua, o coordenador considera terem sido tranquilos e transparentes. “As partes conversaram bastante tanto remotamente como presencialmente para poder desenhar o projeto da melhor forma possível. A implantação foi realizada toda de forma remota, sem complicações”, avalia.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Please leave this field empty.