Blog

Início, Blog , Averbação automática de cargas: mais segurança em menos tempo

Averbação automática de cargas: mais segurança em menos tempo

01/01/2018

- Categoria: Mais CT-e, Mais Frete, Mais Frota

Não basta contar apenas com o seguro de carga, seja ele o obrigatório ou não. Se uma operação de transporte iniciar sem o conhecimento da seguradora responsável, você corre risco de sofrer penalidades diante de fiscalização e, pior ainda, de ter grandes prejuízos pela falta de reembolso em caso de sinistros. Por isso é tão importante que sua transportadora realize a devida averbação de todas as cargas antes das viagens iniciarem.

Não sabe quais são os seguros de carga de responsabilidade do transportador rodoviário? Então acesse este outro texto do nosso blog clicando aqui. 

Tudo bem, se você estiver se perguntando “como dar conta de mais essa obrigatoriedade, se meu volume de embarques diários é muito grande?”. Realmente, se você optasse por não utilizar um sistema de gestão e informar manualmente cada um dos CT-es (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos) emitidos, o seu trabalho seria bem maior. Então para ganhar tempo, uma ótima opção é a averbação automática, disponível através de integrações com sistemas de averbação eletrônica.

Com essa opção, imediatamente após a autorização do CT-e as informações referentes à sua carga são disparadas de forma automática para empresas responsáveis pelo intermédio da averbação, como é o caso da AT&M, Averbweb, ELT, Guep, Porto Seguro e outras. Por isso, você dispensa o retrabalho de ter que registrar todos os dados mais de uma vez, o que ainda diminui a chance de errar o preenchimento de dados importantes.

Assim como averbação é realizada automaticamente a partir do CT-e autorizado, o inverso também acontece, já que cancelamentos são rapidamente informados às empresas que viabilizam o serviço. Além disso, como tudo é feito por um sistema de gestão, você ainda pode ter acesso a relatórios que listam todos os documentos averbados e acompanhar a conformidade de suas operações de transporte e validar o valor cobrado pela seguradora.

Pela possibilidade de fazer tudo em um só lugar, com a averbação automática, você fica livre de controles paralelos diminuindo de forma muito significativa as chances de não informar todos os dados necessários. Logo, a devida averbação é garantida até mesmo em casos mais específicos, como é o caso de operações em que o contratante do frete disponibiliza uma DDR (Dispensa do Direito de Regresso) ou quando a cobertura deve abranger também o valor de impostos, em transporte de mercadorias destinadas à exportação (valor para efeito de seguro).

Agora você percebeu como seu trabalho pode ser muito mais simples e continuar sendo 100% seguro?

Caso sua transportadora esteja precisando de uma ferramenta com recursos tão práticos quanto a averbação automática, entre em contato conosco. Teremos a maior satisfação em poder te ajudar!

averbação automática de cargas

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Please leave this field empty.