Blog

Início, Blog , Tire suas dúvidas sobre cancelamento e encerramento de MDF-e

Tire suas dúvidas sobre cancelamento e encerramento de MDF-e

26/06/2018

- Categoria: Mais CT-e, Mais Frete, Mais Frota, Sem categoria

Entre as etapas mais importantes do transporte rodoviário de cargas estão o cancelamento e o encerramento de MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico), que comumente têm suas funções confundidas. Por isso, queremos te ajudar a entender que, mesmo sendo muito parecidos, os dois processos têm objetivos diferentes e regras bem específicas.

Confira:

Cancelamento de MDF-e

Objetivo: auxiliar na alteração de informações do documento fiscal.
Regra: o MDF-e só pode ser cancelado até 24h depois de autorizado pela Sefaz, desde que ainda não tenha ocorrido a operação de transporte.

O cancelamento de MDF-e é utilizado quando há a necessidade de alterar informações do próprio documento. Por também agrupar informações de outros documentos fiscais ligados à operação de transporte, o cancelamento de MDF-e também é necessário quando há a necessidade de alterar informações de qualquer documento que a ele esteja vinculado.

Em ambos os casos, o pedido de cancelamento deve ser efetuado por meio do sistema de emissão de documentos que você utiliza e é fundamental garantir que um novo MDF-e seja imediatamente emitido com todas as informações corrigidas evitando possíveis penalizações pela operação não estar acobertada por um MDF-e.

Encerramento de MDF-e

Objetivo: informar ao fisco o fim da operação de transporte.
Regra: não pode ser realizado durante o trajeto.

Assim como o cancelamento, o encerramento de MDF-e deve ser feito no próprio sistema utilizado para emitir o documento fiscal. Neste caso, a etapa de informar ao fisco o término da vigência do MDF-e é imprescindível, já que a Sefaz impede a autorização de outro documento para a mesma placa caso ainda esteja pendente o encerramento de outro MDF-e.

Ficou mais fácil de entender, não é mesmo?

Agora que você está mais afiado na teoria, pode ser o momento de tornar o processo de gestão de MDF-e ainda mais simples também na prática. Para isso, que tal conhecer as funcionalidades do Mais Frete? Com funcionalidades automáticas e integradas, ele garante segurança e tranquilidade em todas as etapas da operação de transporte.

Quer receber nossas novidades por e-mail?