Blog

Início, Blog , Conheça o pg_rewind, recurso prático do PostgreSQL para a transferência de dados

Conheça o pg_rewind, recurso prático do PostgreSQL para a transferência de dados

26/06/2017

- Categoria: Dicas

Conhecido por ser uma ferramenta livre de licenças, o PostgreSQL também se destaca por outros motivos que vão além do econômico. O gerenciador de banco de dados é considerado um dos mais robustos, flexíveis e confiáveis do mercado, o que pode justificar sua utilização por grandes empresas no mundo todo. Mais do que isso, o PostgreSQL é um projeto desenvolvido constantemente por sua comunidade de profissionais e usuários que, de forma voluntária, contribuem sugerindo tarefas, novas funções e correções para o sistema.

É justamente esse modelo de desenvolvimento o responsável por versões cada vez mais completas do PostgreSQL que trazem consigo recursos práticos como o apresentado pelo diretor da Atua, Álvaro Melo, durante o DevCamp 2017. DBA em PostgreSQL há 15 anos, Álvaro trabalhou no evento o tema “pg_rewind – Diminuindo seu downtime através de ferramentas nativas”.

O uso desse método é recomendado em caso de falhas temporárias para reduzir o tempo gasto na sincronização de dados entre bancos. Para compreender melhor, tomemos como exemplo um ambiente corporativo comum com um banco de produção e um banco de réplica, utilizado somente para leituras e backup. Uma vez interrompido o banco de produção por erro de disco ou de rede, por exemplo, a função é transferida manualmente ou de forma automática à réplica que passa a ser o banco de dados de produção.

Supondo que após um dia de downtime a produção retorne ao seu funcionamento normal, para torná-lo novamente o banco de dados de produção, teríamos que sincronizar toda a réplica, que pode ter centenas de gigabytes de dados, certo? Não exatamente. Com o pg_rewind, podemos aproveitar os dados que já existiam no antigo servidor de produção e sincronizar apenas os dados gravados neste dia de indisponibilidade, o que gera um volume de tráfego muito menor e, consequentemente, uma restauração muito mais rápida.

Quer receber nossas novidades por e-mail?