Blog

Início, Blog , Prazo de recebimento: como medir e tomar decisões estratégicas?

Prazo de recebimento: como medir e tomar decisões estratégicas?

20/12/2017

- Categoria: Mais Frete, Mais Frota

Mais do que se preocupar com valores que entram e saem do caixa, para uma boa gestão é importante acompanhar a fundo o processo do transporte rodoviário de cargas, o que inclui conhecer de perto o seu prazo de recebimento.

Ou seja, não basta saber que o Cliente X pagou R$ 200 por tonelada de soja em um frete de Dourados/MS a Rio Grande/RS. É preciso acompanhar o número de dias entre a data de embarque e a data do pagamento da operação de transporte. Tendo essa informação, fica muito mais fácil definir estratégias para equilibrar suas finanças, não é mesmo?

É por isso que consideramos fundamental ter um controle claro de todos os seus recebimentos.

Para isso, você pode elencar todos os documentos quitados em determinado período e traçar um comparativo entre as datas de quitação e datas relacionadas a outras operações. Sendo elas: embarque, validação do saldo pelo posto, conferência do comprovante de descarga, geração da fatura e vencimento, por exemplo. Após calcular o intervalo de dias entre cada operação e, ainda, realizar a média desenvolvida por cada um de seus clientes, você pode acompanhar de perto seus prazos, identificar contratempos e tomar decisões importantes para regularizar seus recebimentos.

Assim, você não só fica sabendo quantos dias foram necessários para o processo do frete, até o seu recebimento de fato, como ainda possui informações suficientes para analisar diferentes ângulos. Por exemplo:
Em casos de inadimplência você deve tomar medidas que diminuam o intervalo entre vencimento de fatura e quitação.

Controlando os prazo de recebimentos fica fácil constatar a espera entre a data de validação do saldo no posto até a conferência dos comprovantes de descarga quando as vias originais dos comprovantes chegam até sua transportadora. Diante dessa situação, você pode optar por algumas alternativas para diminuir esse prazo, como já sugerimos no post 4 fatores que interferem no prazo de recebimento de sua transportadora .

Em resumo, ter conhecimento sobre o tempo que leva até seus clientes efetivarem o pagamento dos fretes e o número de dias necessários para concluir as etapas são essenciais para que você possa trabalhar de forma mais estratégica.

Prazo de recebimento: como fazer e tomar decisões estratégicas?

 

Quer receber nossas novidades por e-mail?