Blog

Início, Blog , Rede de Farmácias São João instala novas máquinas automaticamente com o Puppet

Rede de Farmácias São João instala novas máquinas automaticamente com o Puppet

09/05/2017

- Categoria: Clientes, Notícias

Ao adquirir novas máquinas para suas mais de 570 lojas, a Rede de Farmácias São João contou com um projeto de instalação automatizada conduzido pela Atua. Mais de 50% do parque de máquinas já está configurado por uma nova forma de gerir infraestrutura, de maneira mais ágil ao mesmo tempo em que mantém confiabilidade. Tais vantagens são identificadas no Puppet, uma ferramenta que permite instalação automática e garante a padronização ao configurar diferentes ambientes.

Mantido pela PuppetLabs, o Puppet é uma ótima opção corporativa quando o assunto é gerência de configuração e segurança. Isso porque possibilita conduzir a instalação de máquinas e servidores de forma automatizada, além de simular alterações antes de aplicá-las. Mesmo após a instalação, o Puppet garante que as configurações definidas pelas Farmácias São João sejam mantidas padronizando a configuração de todo o parque.

O software também possui controle de versão que permite registrar e reportar eventuais alterações no ambiente, com informações de quando, como e por quem foram feitas, podendo retornar à configuração anterior, caso seja necessário. Além disso, por ser executado através de linguagem declarativa todo esse processo é documentado, fator que intensifica a segurança em caso de falhas ou em casos em que os serviços necessitem ser restabelecidos.

Ao avaliar, a equipe de infraestrutura das Farmácias São João destaca outro recurso do Puppet: a possibilidade de realizar deploy, ou seja, lançar facilmente novas versões diretamente da matriz a determinadas máquinas ou a todas as estações. “O processo é eficiente e seguro. Com seu baixo custo podemos manter uma padronização nas estações de trabalho e realizar deploy de softwares de forma organizada e remota”, considera a equipe.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Please leave this field empty.