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4 fatores que interferem no prazo de recebimento de sua transportadora

09/10/2017

- Categoria: Dicas, Mais Frete, Mais Frota

O melhor cenário para qualquer empresa é garantir que o recebimento dos seus serviços sejam acertados antes de pagar por custos ou encargos, algo que não é diferente no transporte de cargas. Porém, nesse caso, o pagamento só é possível com a apresentação do comprovante de entrega das mercadorias. Obter esses comprovantes em curto prazo, no entanto, ainda é considerado um grande desafio para as empresas de transporte.

Diariamente esse processo pode se alongar por diferentes motivos, mas para que você possa faturar de forma mais rápida e com mais controle sobre seu prazo de recebimento, listamos abaixo alguns fatores que interferem no processo:

Fator 1

Controle na entrega de comprovantes
Assim como estabelecer uma boa relação de confiança com o motorista pode incentivar a entrega dos comprovantes o quanto antes, sua transportadora também precisa ter mecanismos suficientes para acompanhar a entrega do comprovante pelo motorista. Ter acesso fácil a informações como data de carregamento e destino, como também telefone e quaisquer outros meios de contato com o motorista responsável pela carga é imprescindível para poder solicitar e garantir a entrega de comprovantes em sua agência/filial ou em posto de troca.

Fator 2

Receber comprovantes e quitar saldos

Tendo estrutura em suas agências/filiais para receber comprovantes e quitar saldos você pode liberar o posto para fazer o pagamento. Sendo possível sugerir a seus subcontratados que sempre que possível entreguem os comprovantes diretamente a uma de suas agências/filiais, simplificando ainda mais o recolhimento dos documentos. Contudo, para isso, sua transportadora precisa ter estrutura suficiente para quitar saldos e conferir comprovantes corretamente.

Fator 3

Ferramentas de cobrança

Contar com ferramentas para cobrar a validação de contrato de frete por postos é ma boa alternativa para reduzir o prazo de recebimento é estabelecer parcerias com os principais postos em que seus contratos costumam ser quitados. Contando com isso e com ferramentas adequadas, é possível sugerir maneiras para que esse comprovante de entrega chegue mais rápido ao setor de faturamento de sua transportadora. Exemplo disso é quando você consegue receber os documentos validados e digitalizados pelos próprios postos.

Fator 4

Controle no recebimento de vias originais

Em pagamentos eletrônicos, normalmente os postos autorizados encaminham os comprovantes às centrais das administradoras que realizam a conferência dos mesmos e só depois encaminham para as transportadoras responsáveis. Esse processo, porém, pode demorar alguns dias já que muitas vezes as centrais ficam localizadas em outro estado.

Então para simplificar, você pode autorizar que os postos encaminhem os comprovantes direto para a matriz de sua transportadora. Para isso, o mais indicado é dispor de um sistema que auxilie a conferência e o controle das vias originais recebidas tanto por pagamentos eletrônicos quanto por pagamentos de fretes realizados por associações, postos ou rede de postos.

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