Blog

Início, Blog , UTM x NGFW: Qual o melhor firewall?

UTM x NGFW: Qual o melhor firewall?

21/03/2018

- Categoria: Dicas, Redes

Com o passar dos anos, você que gerencia um setor de TI certamente já acompanhou o surgimento de várias tendências no que diz respeito à segurança corporativa ao mesmo tempo em que viu as demandas do setor aumentarem. Com a expansão da internet, a evolução da conectividade e o crescimento constante da transmissão de dados e informações, a necessidade de dispor de mecanismos de proteção se tornou algo inquestionável, assim como o número de opções se multiplicaram pelo mercado. Entre as mais utilizadas e recomendadas, os firewalls continuam se destacando, hoje com duas nomenclaturas: UTM (Unified Threat Management) e NGFW (Next Generation Firewall).

O UTM, também conhecido por Gerenciamento Unificado de Ameaças, surgiu há alguns anos justamente pela necessidade de conter ameaças que um firewall tradicional não atendia, já que trabalhava apenas com portas e IP’s. Além de contar com o que um firewall tradicional já apresentava, o UTM também centraliza recursos como controle de acesso, prevenção de intrusões, filtros de URL, anti-vírus, anti-spam e VPN, por exemplo.

Assim como o Gerenciamento Unificado de Ameaças, o Next Generation é mais uma evolução do Firewall. Mesmo herdando soluções de seus antecessores, o NGFW se destaca principalmente pelo profundo controle de aplicações, acessando todas as camadas do tráfego.

Embora sejam muito semelhantes quanto ao objetivo e seus recursos, um fator muito importante que pode ajudar na escolha entre um firewall UTM e um NGFW é considerar as avaliações e indicadores de institutos especializados que constantemente realizam pesquisas sobre soluções, tendências e mercado.

Um firewall que se destaca pelo melhor desempenho, segundo a NSS Labs, empresa reconhecida mundialmente por seus testes de segurança e pesquisas sobre ameaças globais, é o XG Firewall da Sophos. Na avaliação, o produto foi classificado entre os três primeiros em eficácia de segurança e um dos melhores em relação a custo/benefício. Outro indicador positivo se refere à própria marca Sophos, que há seis anos é Líder no Quadrante Mágico do Gartner.

Especificamente sobre o XG Firewall, podemos citar sua ação no bloqueio de ameaças avançadas por contar com um conjunto abrangente de proteção que inclui IPS, ATP, Sandboxing, Dual AV e controle de aplicativos. Além disso, o produto pode identificar e isolar instantaneamente os sistemas infectados até que sua equipe de TI possa corrigir o problema. Outra vantagem é que o XG Firewall expõe riscos ocultos em sua rede, incluindo aplicativos desconhecidos, usuários de alto risco e muito mais.

Quer mais um motivo para atualizar seu firewall? Além de permitir tudo isso, o XG Firewall da Sophos oferece um modelo de política unificada totalmente novo que permite ver e gerenciar todas as suas políticas de usuário, aplicativo e rede em um único local.

Entre em contato conosco: comercial@atua.com.br ou (54) 3045-8100. Será um prazer apresentar essas e outras soluções que pensam na proteção do seu negócio.

Quer receber nossas novidades por e-mail?