Notícias

Início , Notícias , Servidor da Câmara de Vereadores de Passo Fundo é virtualizado pela Atua

Servidor da Câmara de Vereadores de Passo Fundo é virtualizado pela Atua

07/04/2017

- Categoria: Clientes, Notícias

Após adquirir um novo servidor, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo contou com a instalação e virtualização da Atua que atribuiu ao novo ambiente a função de roteador possibilitando ainda abrigar o Samba 4 e a aplicação Citta, que controla as sessões do plenário. Aproveitando a mudança, a Câmara também investiu em segurança através do UTM Sophos, em maior disponibilidade com switches gerenciáveis e a instalação de equipamentos UniFi, assim como em estabilidade com o Samba 4.

O novo ambiente foi virtualizado com o Xen, plataforma livre de licenças que auxiliou no aumento da utilização do servidor, melhor gerência e economia de recursos com servidores físicos. “Com a escalabilidade de aplicações em várias máquinas virtuais foi possível centralizar o controle de tarefas, bem como desativar servidores físicos menores, concentrando as aplicações em um servidor físico mais robusto e virtualizado”, acrescenta o analista de sistemas da Câmara, José Teomiro Branco.

O órgão legislativo também conta agora com a Sophos, líder no quadrante Gartner que oferece um dos UTM’s mais conceituados do mercado, agregando em uma só solução a proteção de rede com firewall que simplifica o controle do tráfego de entrada e saída, assim como proteção web com filtros de navegação. Logo após sua instalação, a Câmara conseguiu identificar um alto consumo do seu tráfego sendo utilizado para atualização do Windows. Assim, com a nova solução, pode criar facilmente regras que limitaram o volume de tráfego, ampliando o espaço para outras atividades.

A Câmara ainda precisava ter seu sinal Wireless ampliado sem interferir ou sobrecarregar o funcionamento geral de sua rede. A solução veio por meio de 13 equipamentos UniFi e switches gerenciáveis que reorganizaram sua estrutura. Tráfego e conexões de ambos os equipamentos passaram a ser monitorados em tempo real pelo Zabbix que mantém o histórico dos dados, para análise.

Outro investimento foi feito na atualização para o Samba 4, solução completa que garante total estabilidade e possui funcionalidades semelhantes ao AD (Active Directory), com o diferencial de se tratar de um software livre. Por isentar de licenças e manter várias possibilidades como a gerência de usuário e as políticas de grupo, o Samba 4 corresponde ao propósito do órgão público que busca ferramentas mais econômicas. Para Branco, “essa solução reúne, num protocolo, todas as necessidades da rede corporativa com excelente desempenho e estabilidade, além de ser multiplataforma”.

Ao avaliar o processo todo, desde a apresentação do projeto até o acompanhamento realizado pela equipe da Atua, Branco atribui seu sucesso aos anos de parceria, que vem se consolidando “através de um relacionamento profissional eficaz e colaborativo, sempre buscando aprimorar os serviços prestados numa ótima relação custo/benefício”.

(FOTO: Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo)